Instituto de Neurocirurgia de Nova Iguaçu - Nova Neuro

13 de março de 2023

Como tratar a fibromialgia?

Como tratar a fibromialgia

Para tratar a fibromialgia o paciente poderá necessitar de medicamentos, atividade física e psicoeducação. Isso ocorre porque a fibromialgia é uma doença multifatorial, que causa dor crônica generalizada (no corpo inteiro) e fadiga no paciente, em decorrência de uma alteração no sistema nervoso central que faz com que as pessoas que sofrem de fibromialgia sintam dor em mais intensidade que outras pessoas.

O tratamento deve ser iniciado e introduzido devagar e em baixa dose, porque os efeitos colaterais, inclusive dos exercícios, no paciente fibromiálgico, é muito mais intenso.


O primeiro pilar do tratamento de fibromialgia, a medicação, é realizada através de remédios específicos para tratar a doença, conhecidos como neuromoduladores. Trabalham de forma analgésica e, além de tirar a dor, também melhoram o sistema inibitório da dor, fazendo com que a hipersensibilização seja amenizada de forma medicamentosa.


O segundo pilar do tratamento da fibromialgia é a atividade física, a modalidade e a intensidade devem ser decididas em consenso do paciente com o médico, o fisioterapeuta e o educador físico. A musculatura do paciente não está doente, mas vem sofrendo com dores constantes, e o ideal é encontrar uma atividade que ele consiga realizar sem sofrimento e com regularidade.


Por fim, o terceiro pilar do tratamento é a psicoeducação. O paciente precisa entender o que é a doença, e aprender a conviver com ela. Conscientizar-se que, apesar de muito dolorida, é uma patologia benigna que não traz perigo de vida, além de ser completamente controlável com o tratamento correto. No tocante à fibromialgia, não se fala em cura, mas sim em controle, porque é uma doença funcional.

Quais são os sintomas da fibromialgia?

sintomas da fibromialgia

O sintoma mais característico da fibromialgia é a dor generalizada por todo o corpo, que dura mais de três meses (conhecida como dor crônica). A fadiga também é muito presente no paciente fibromiálgico, que relata sentir cansaço por todo o dia, inclusive logo após acordar. Além disso, é possível apresentar sintomas relacionados à irritabilidade, estresse, alteração do sono, depressão e ansiedade.


A fibromialgia é uma doença multifatorial e seu diagnóstico é clínico. Isso significa que vários fatores podem levar o paciente a desenvolver a fibromialgia, porém, não há exames que consigam comprová-la e o diagnóstico fica a cargo do médico.


É uma doença mais presente na população feminina, e ocorre em decorrência de uma alteração no sistema nervoso central, que faz com que o paciente seja mais sensível à dor. Porém, outras situações também incentivam o aparecimento da fibromialgia, como o sedentarismo, o sobrepeso, tensão, estresse e fatores hereditários.



Em regra, o aparecimento da doença é lento e progressivo, por isso é uma patologia de difícil diagnóstico, porém, eventualmente pode se manifestar repentinamente, em casos de pacientes que apresentam estresse pós-traumático, estejam em fase de luto, ou tenham vivenciado situações extremamente tensas.

Médico para tratar fibromialgia em Nova Iguaçu

O Instituto Nova Neuro conta com médico para tratar fibromialgia em Nova Iguaçu referência em atendimento de excelência. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp  (21) 96913-1313 ou clicar aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM A CLÍNICA
neurocirurgião para dor crônica na coluna em Nova Iguaçu
Por Instituto Nova Neuro 27 de outubro de 2025
O neurocirurgião para dor crônica na coluna em Nova Iguaçu é o especialista indicado para avaliar e tratar dores crônicas na coluna que não melhoram com tratamentos convencionais.
Neurologista que atende criança em Nova Iguaçu
Por Instituto Nova Neuro 27 de outubro de 2025
O neurologista infantil em Nova Iguaçu é o especialista indicado para investigar e tratar alterações no desenvolvimento neurológico das crianças.
Psicólogo na Barra da Tijuca-RJ
Por Instituto Nova Neuro 27 de outubro de 2025
O psicólogo na Barra da Tijuca atua no tratamento de ansiedade, depressão e questões emocionais que afetam o bem-estar, sempre com uma abordagem humanizada.
Dor crônica nas articulações: Quando procurar reumatologista em Nova Friburgo?
Por Instituto Nova Neuro 24 de setembro de 2025
Você deve buscar um reumatologista em Nova Friburgo ao enfrentar dores articulares persistentes que perduram por semanas, limitam movimentos ou vêm acompanhadas de inchaços e sinais inflamatórios.
Tratamento psicológico para ansiedade em Nova Friburgo: Como funciona?
Por Instituto Nova Neuro 24 de setembro de 2025
O tratamento psicológico para ansiedade em Nova Friburgo funciona por meio de psicoterapia estruturada, que ajuda o paciente a identificar causas, controlar sintomas e recuperar qualidade de vida.
Enxaqueca frequente: Quando procurar um neurologista em Nova Friburgo?
Por Instituto Nova Neuro 24 de setembro de 2025
Procure um neurologista em Nova Friburgo para enxaqueca quando as crises forem semanais ou incapacitantes, vierem com aura/sinais neurológicos, exigirem remédios frequentes ou afetarem trabalho, estudos e rotina.
Médico para dor na coluna constante na Barra da Tijuca
Por Instituto Nova Neuro 16 de setembro de 2025
O médico para dor na coluna constante na Barra da Tijuca deve ser procurado quando a dor não melhora com repouso, persiste por semanas ou limita atividades diárias.
Neurologista infantil na Barra da Tijuca RJ: Quando levar seu filho?
Por Instituto Nova Neuro 16 de setembro de 2025
O neurologista infantil na Barra da Tijuca RJ deve ser procurado quando a criança apresenta atrasos no desenvolvimento, crises convulsivas, dores de cabeça frequentes ou dificuldades neurológicas. O Instituto Nova Neuro oferece atendimento completo e humanizado para acolher cada pequeno paciente.
Tratamento para lúpus com reumatologista na Barra da Tijuca
Por Instituto Nova Neuro 16 de setembro de 2025
O tratamento para lúpus com reumatologista na Barra da Tijuca é realizado de forma personalizada, com acompanhamento especializado e foco no controle da doença, para proporcionar qualidade de vida ao paciente.
Traumatismo craniano deixa sequelas?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, o traumatismo craniano pode deixar sequelas, afetando funções cognitivas, motoras e emocionais, especialmente se a lesão for grave e atingir áreas específicas do cérebro.