Instituto de Neurocirurgia de Nova Iguaçu - Nova Neuro
O que pode ser queimação na coluna cervical?

A queimação na coluna cervical pode ser cervicalgia, que pode ser desencadeada devido a tensão muscular, traumas, hérnia de disco, desgaste natural, bico de papagaio, entre outros. A coluna cervical é responsável pela proteção da medula espinhal, sustentação e movimentação da cabeça.
A dor cervical chamada de cervicalgia envolve desconforto na região, que pode ser causada por diversos fatores, principalmente sedentarismo, má postura, esforços repetitivos, envelhecimento e traumas. Em alguns casos, os problemas podem ser causados por estresse, depressão, hérnia de disco, problemas neurológicos e reumatismo.
Além da sensação de queimação, os pacientes com essa condição apresentam rigidez e dormência no pescoço, bem como movimentos limitados para evitar o aumento da dor na coluna. Em alguns casos, os pacientes podem sentir dores de cabeça, febre e braços ou até pernas enfraquecidos.
Na maioria dos casos, a dor no pescoço melhora após uma ou duas semanas, mas é importante procurar ajuda médica para analisar a causa da dor e qual é o problema. Para isso, o especialista geralmente solicita alguns exames de imagem para determinar se há uma causa secundária da dor, como hérnia de disco, osteoartrite, fratura ou infecção.
Como diagnosticar queimação na cervical?

A queimação cervical é diagnosticada com base na história clínica do paciente e no exame físico. O especialista irá perguntar sobre seus sintomas e há quanto tempo você os tem. Ele também fará um exame físico de seu pescoço e coluna. Os médicos podem solicitar exames adicionais se suspeitarem de uma condição específica, como hérnia de disco ou estenose espinhal. Esses exames podem incluir:
- Raios-X;
- RMN (ressonância magnética);
- Tomografia computadorizada (tomografia computadorizada);
- EMG (eletromiografia).
Tratamento para queimação cervical

O tratamento para queimação cervical é feito de acordo com o diagnóstico de cada paciente, sendo na grande maioria dos casos através da fisioterapia. A cirurgia só é necessária em casos mais complicados, como os quadros clínicos causados por lesões.
Terapias manuais, como liberação miofascial, osteopatia e quiropraxia, também podem ter resultados positivos no tratamento da dor no pescoço em pacientes que não sentem mais dor intensa. Usando técnicas de manipulação articular, o tratamento reduz a dor e fortalece a área muscular afetada. Além disso, para tratamento imediato ou de curto prazo, há evidências e pesquisas de que a acupuntura funciona.
Analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares também são recomendados para alívio da dor.
Médico para tratar queimação cervical
O Instituto Nova Neuro é uma clínica multidisciplinar no RJ que conta com médico para tratar queimação cervical, referência em expertise profissional. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 21 96913-1313 ou clicar aqui!