Instituto de Neurocirurgia de Nova Iguaçu - Nova Neuro

21 de novembro de 2022

O que pode ser queimação na coluna cervical?

queimação na coluna cervical

 A queimação na coluna cervical pode ser cervicalgia, que pode ser desencadeada devido a tensão muscular, traumas, hérnia de disco, desgaste natural, bico de papagaio, entre outros. A coluna cervical é responsável pela proteção da medula espinhal, sustentação e movimentação da cabeça.

A dor cervical chamada de cervicalgia envolve desconforto na região, que pode ser causada por diversos fatores, principalmente sedentarismo, má postura, esforços repetitivos, envelhecimento e traumas. Em alguns casos, os problemas podem ser causados ​​por estresse, depressão, hérnia de disco, problemas neurológicos e reumatismo.


Além da sensação de queimação, os pacientes com essa condição apresentam rigidez e dormência no pescoço, bem como movimentos limitados para evitar o aumento da dor na coluna. Em alguns casos, os pacientes podem sentir dores de cabeça, febre e braços ou até pernas enfraquecidos.


Na maioria dos casos, a dor no pescoço melhora após uma ou duas semanas, mas é importante procurar ajuda médica para analisar a causa da dor e qual é o problema. Para isso, o especialista geralmente solicita alguns exames de imagem para determinar se há uma causa secundária da dor, como hérnia de disco, osteoartrite, fratura ou infecção.

Como diagnosticar queimação na cervical?

Como diagnosticar queimação na cervical

A queimação cervical é diagnosticada com base na história clínica do paciente e no exame físico. O especialista irá perguntar sobre seus sintomas e há quanto tempo você os tem. Ele também fará um exame físico de seu pescoço e coluna. Os médicos podem solicitar exames adicionais se suspeitarem de uma condição específica, como hérnia de disco ou estenose espinhal. Esses exames podem incluir:


  • Raios-X;
  • RMN (ressonância magnética);
  • Tomografia computadorizada (tomografia computadorizada);
  • EMG (eletromiografia).

Tratamento para queimação cervical

Tratamento para queimação cervical

O tratamento para queimação cervical é feito de acordo com o diagnóstico de cada paciente, sendo na grande maioria dos casos através da fisioterapia. A cirurgia só é necessária em casos mais complicados, como os quadros clínicos causados ​​por lesões. 


Terapias manuais, como liberação miofascial, osteopatia e quiropraxia, também podem ter resultados positivos no tratamento da dor no pescoço em pacientes que não sentem mais dor intensa. Usando técnicas de manipulação articular, o tratamento reduz a dor e fortalece a área muscular afetada. Além disso, para tratamento imediato ou de curto prazo, há evidências e pesquisas de que a acupuntura funciona.


Analgésicos, anti-inflamatórios ou relaxantes musculares também são recomendados para alívio da dor.

Médico para tratar queimação cervical

O Instituto Nova Neuro é uma clínica multidisciplinar no RJ que conta com médico para tratar queimação cervical, referência em expertise profissional. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp 21 96913-1313 ou clicar aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM A CLÍNICA
Dor crônica nas articulações: Quando procurar reumatologista em Nova Friburgo?
Por Instituto Nova Neuro 24 de setembro de 2025
Você deve buscar um reumatologista em Nova Friburgo ao enfrentar dores articulares persistentes que perduram por semanas, limitam movimentos ou vêm acompanhadas de inchaços e sinais inflamatórios.
Tratamento psicológico para ansiedade em Nova Friburgo: Como funciona?
Por Instituto Nova Neuro 24 de setembro de 2025
O tratamento psicológico para ansiedade em Nova Friburgo funciona por meio de psicoterapia estruturada, que ajuda o paciente a identificar causas, controlar sintomas e recuperar qualidade de vida.
Enxaqueca frequente: Quando procurar um neurologista em Nova Friburgo?
Por Instituto Nova Neuro 24 de setembro de 2025
Procure um neurologista em Nova Friburgo para enxaqueca quando as crises forem semanais ou incapacitantes, vierem com aura/sinais neurológicos, exigirem remédios frequentes ou afetarem trabalho, estudos e rotina.
Médico para dor na coluna constante na Barra da Tijuca
Por Instituto Nova Neuro 16 de setembro de 2025
O médico para dor na coluna constante na Barra da Tijuca deve ser procurado quando a dor não melhora com repouso, persiste por semanas ou limita atividades diárias.
Neurologista infantil na Barra da Tijuca RJ: Quando levar seu filho?
Por Instituto Nova Neuro 16 de setembro de 2025
O neurologista infantil na Barra da Tijuca RJ deve ser procurado quando a criança apresenta atrasos no desenvolvimento, crises convulsivas, dores de cabeça frequentes ou dificuldades neurológicas. O Instituto Nova Neuro oferece atendimento completo e humanizado para acolher cada pequeno paciente.
Tratamento para lúpus com reumatologista na Barra da Tijuca
Por Instituto Nova Neuro 16 de setembro de 2025
O tratamento para lúpus com reumatologista na Barra da Tijuca é realizado de forma personalizada, com acompanhamento especializado e foco no controle da doença, para proporcionar qualidade de vida ao paciente.
Traumatismo craniano deixa sequelas?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, o traumatismo craniano pode deixar sequelas, afetando funções cognitivas, motoras e emocionais, especialmente se a lesão for grave e atingir áreas específicas do cérebro.
É possível ter uma vida normal com lúpus?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Sim, é possível ter uma vida normal com lúpus, desde que o tratamento seja bem feito e as orientações médicas sejam seguidas, permitindo um controle eficaz dos sintomas.
Como saber se tenho TOC?
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
Se você tem pensamentos repetitivos e sente a necessidade de realizar ações para aliviar a ansiedade, e isso afeta sua rotina, pode ser TOC.
Como funciona o tratamento da epilepsia para crianças
Por Instituto Nova Neuro 26 de dezembro de 2024
O tratamento da epilepsia para crianças inclui medicamentos anticonvulsivantes, dieta cetogênica e, em casos específicos, cirurgia, com acompanhamento médico contínuo.